quinta-feira, 18 de outubro de 2012

CULTURA É CURRÍCULO

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

DIRETORIA DE ENSINO – SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Rua Maximiano Mendes, 55 – Fone: 17 – 3203 0900

PROGRAMA CULTURA É CURRÍCULO
           LUGARES DE APRENDER

ESCOLA ESTADUAL “PROF FRANCISCO PURITA” - IPIGUÁ

PROJETO Escola em Cena
SESC  -  SÃO JOSÉ DO RIO PRETO      21.06.2011

PEÇA TEATRAL   -  “aí, amor”
cia teatral boccacione


Diolanda zolandina pinheiro serra   -   português
Alessandro rocetto  -   português
Rosana aparecida da silva giácomo   - português
1ª série c / 2ª série b-período diurno   /   3ª série b-período noturno

GIOVANA MACEDO E SILVA OLIVEIRA RIBEIRO
PCP      ENSINO MÉDIO
·        Atividades desenvolvidas em sala de aula

Antes da visita
A disciplina envolvida foi a de Português, e as séries contempladas foram: 1ª A, 2ª B e 3ª B, foi feito um bonito trabalho em sala com os alunos, um estudo minucioso a respeito da linguagem teatral, algo bem abrangente.
Abordamos o que é teatro, o que é o teatro estudantil, a cultura do teatro em nosso meio, tipo de Arena, palco Elizabetano, palco Italiano e tudo o que era para ser observado durante o espetáculo: os três sinais, blackout, cortina, a maquiagem e vestimentas e observar os profissionais, o método apresentativo, o silêncio, enfim, que ficassem atentos a todos os detalhes que lhes foram apresentados em sala de aula, para ver se conseguiam identificá-los e até perceber outros tantos detalhes que por ventura não lhes foram apresentados.

Durante a visita
O grupo se manteve muito interessado, durante todo o espetáculo, participaram ativamente, de acordo com o chamamento dos atores, riram muito, se divertiram muito, encontraram outras escolas, o que também foi motivo de burburinho e euforia entre meninos e meninas. Gostaram muito da peça, do ambiente teatral e muitos conseguiram perceber “in loco” tudo o que os professores haviam ensinado em sala de aula sobre essa linguagem e comentavam entre si e com os professores. Foi muito bom agradável, mas principalmente produtivo.

Após a visita
Fizemos uma roda de conversa informal, onde falamos de todos os assuntos referentes à nossa ida ao teatro.
Constatamos com satisfação que as expectativas dos alunos foram satisfeitas, “coroada de êxito”, que os pressupostos levantados em sala de aula se confirmaram, e que para os alunos foi um passeio espetacular, gostaram muito, foi algo inusitado, bem diferente da realidade e da cultura em que vivem e que deixou sabor “de quero mais”.

Bibliografia das publicações consultadas para a elaboração de atividades

Vídeos Cultura é Currículo volume 1, 2 e 3. Lugares de Aprender e Material Cultura é Currículo “Séculos, contextos e transformações”, “Teatro e Dança”.
Reportórios Para a Educação volume 1, 2 e 3.










Nenhum comentário:

Postar um comentário