SEE - SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO
PROJETO "LUGARES DE APRENDER"
CICC - CENTRO INTEGRADO DE CIÊNCIAS E CULTURA
DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
VISITA REALIZADA NO DIA 26.04.2011 - 1 ª SÉRIES B e C
TEMA DA VISITA: BIOLOGIA – ANO INTERNACIONAL DA FLORESTA
EXPOSIÇÃO SOBRE MORFOLOGIA VEGETAL
PROFESSORES RESPONSÁVEIS
VIMAEL RUSSO – BIOLOGIA
ALFIO GRASSI FILHO – FÍSICA
DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
VISITA REALIZADA NO DIA 26.04.2011 - 1 ª SÉRIES B e C
TEMA DA VISITA: BIOLOGIA – ANO INTERNACIONAL DA FLORESTA
EXPOSIÇÃO SOBRE MORFOLOGIA VEGETAL
PROFESSORES RESPONSÁVEIS
VIMAEL RUSSO – BIOLOGIA
ALFIO GRASSI FILHO – FÍSICA
GILMARA BARBEIRO SANCHES – MATEMÁTICA
Na disciplina de Biologia, o Prof. Vimael trabalhou com os alunos os desequilíbrios ambientais e suas consequências para o futuro da humanidade; o estudo dos componentes da biosfera e das interações que nela ocorrem; como os fósseis puderam ser preservados por milhões de anos e como ocorre o funcionamento de um vulcão.
As disciplinas de Física – Prof. Alfio e Matemática – Profª Gilmara trabalharam os conhecimentos e experiências com parábolas (função de 2º grau); formas geométricas relacionando espelhos triangulares; velocidade da luz propagada (experiência com lâmpadas e fósforo); eletricidade no corpo humano e ímãs e atrações opostas.
Durante a visita íamos perguntando ao grupo se estavam vendo alguma coisa que tinham visto em sala de aula, se estavam conseguindo identificar e relacionar o que estavam presenciando, com as orientações dos professores das respectivas disciplinas, se os seus pressupostos e expectativas estavam se confirmando.
As disciplinas envolvidas fizeram um debate sobre os temas trabalhados e observados, para verificar sob o olhar de cada aluno as suas observações. Num ambiente bastante animado e descontraído relataram verbalmente o que observaram e tudo o que acharam de mais interessante, oportunidade em que algumas dúvidas sobre os fenômenos que observaram foram discutidas e elucidadas.
Os alunos puderam compreender melhor o seu ambiente, sob os aspectos físico e biológico, e as interações que nele ocorrem, além de terem a oportunidade de relacionar conhecimentos que aprenderam em sala de aula com os fenômenos observados no CICC. Observamos que a “viagem” no Planetário foi unanimidade, agradou a todos, assim como o vulcão, a cama de pregos, o globo que mostra a eletricidade no corpo humano, o livro gigante sobre as Eras, a árvore genealógica da origem das línguas indo-européias, os espelhos do infinito, os fósseis, os animais empalhados e conservados em formol, dentre outros.
Depois, cada aluno fez um relato, por escrito, sobre sua visita ao CICC, falando de suas expectativas e conclusões, onde pudemos constatar sua satisfação e que o passeio superou suas expectativas.
BIBLIOGRAFIA: Livros didáticos e cadernos do aluno das respectivas áreas.
BIBLIOGRAFIA: Livros didáticos e cadernos do aluno das respectivas áreas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário